CCY/CulturArte

Nova_imagemCurturArte/CCY é uma iniciativa do governo que proporciona aos jovens formação em vários domínios da arte. Criado desde 2004, a cada ano, realiza-se o Centro Internacional de Jovens Artistas, CulturArte, onde um grupo de jovens terá oportunidade de aprender técnicas em diversas disciplinas artísticas.

A selecção dos participantes é consumada através de um casting que é realizado anualmente em todas os municípios do país, por profissionais da área e responsáveis do programa, como forma de obter maior engajamento dos jovens nos intercâmbios nacionais e internacionais.

Os cursos são ministrados por professores cabo-verdianos residentes no país e na diáspora e conta também com profissionais de outras paragens, que para além das técnicas artísticas, partilham com os jovens, as suas raízes, idiomas, tradições, enfim os seus hábitos culturais.

Para as próximas edições, o programa pretende alargar à faixa etária dos jovens dos 15 aos 25 anos, com o intuito de consciencializá-los que esta pode ser uma área geradora de rendimentos e de auto-emprego. Igualmente, tencionam realizar em vários pontos do país com os jovens, workshops de dança, música, teatro, artes plásticas, Fotografia, e escrita criativa. Os trabalhos a serem desenvolvidos durante o ano serão apresentados no curso intensivo de 15 dias que acontece no verão.

Ainda perspectiva para as edições seguintes, uma maior parceria com outras nacionalidades, como Luxemburgo, Brasil, Senegal, Portugal, Holanda entre outros mediante as oportunidades oferecidas para a capacitação da juventude cabo-verdiana.