O Ministério

O Ministério da Juventude (MJUV) é o departamento governamental responsável pela coordenação e execução das políticas em matéria da juventude, em articulação com os demais departamentos governamentais. O MJUV tem por missão proporcionar aos cidadãos, em particular os jovens, mais e melhores condições de participação na vida social, política, económica, desportiva e cultural do país.

Para a realização dos objectivos estabelecidos, o MJUV tem implementado programas, projectos e actividades já identificados como resposta aos múltiplos e complexos problemas que afectam a camada juvenil e desenvolvido acções visando a criação de condições indispensáveis para a promoção da sua partecipação no processo de desenvolvimento económico e social do pais.

A actuação do MJUV é transversal e interliga-se com outros departamentos governamentais numa abordagem comum, mas complementar, dos problemas que afectam, principalmente os jovens. Ao criar um Ministério da Juventude, o Governo demonstra a importância que atribui aos jovens, que constituem mais de metade da população de Cabo Verde e que, por isso, necessitam de uma atenção especial com vista à criação de um futuro ainda melhor para a Nação, e o papel que reserva aos diversos domínios de interesse da juventude.

Com uma leve estrutura e integrada por quadros jovens, com um alto índice de profissionalismo e criatividade, o Ministério tem se adaptado aos novos tempos, recorrendo a actividades práticas e com resultados eficientes e às novas tecnologias de informação e comunicação.